Nossa causa maior é a recuperação da área da APP no bairro Jardim Miriam, em Campinas-SP, juntamente com a constante e necessária proteção da área. Há tempos a APP vem sofrendo com vários processos de degradação, que nos levaram a nos organizar e agir de forma coletiva.
Em prol da causa de recuperação, preservação e proteção da APP Jd Miriam, pensamos nossas atividades de forma estratégica, democrática e interconectada, onde uma ação reverbera sobre todas as outras, potencializando nosso trabalho. Dessa forma, conseguimos construir um movimento robusto e coerente, com força para promover mudanças.
Buscamos ser um coletivo de pessoas engajadas na defesa da natureza! Para isso, cremos que o trabalho voluntário é uma ótima maneira de se conectar com a comunidade e espalhar a importância da nossa missão, e que a participação ativa é essencial para o sucesso do nosso movimento.
Atuamos em vários grupos de trabalho com a responsabilidade de pensar, estudar e decidir sobre ações específicas para cada desafio. É fácil encontrar algo que te inspire! Conheça melhor nossas principais ações e faça contato conosco para mandarmos informações sobre o grupo de trabalho do seu interesse.
Convidamos todos e todas a participarem da construção do projeto de recuperação ambiental, com plantio, trilhas, despoluição, desassoreamento e cuidados em geral da nossa linda APP. Acreditamos que investir nos cuidados com a terra para recuperar a vegetação da área, atrair a fauna e cuidar da água é a melhor forma de aprendermos com a natureza: por meio da vivência e da prática.
Queremos cuidar para manter! Pois, tão importante quanto recuperar, é manter o equilíbrio do ecossistema ao mesmo tempo que zelamos pela proteção constante da APP, nos fazendo presentes nos cuidados com a manutenção e nos mobilizando para as questões que forem surgindo.
Para alcançarmos estes objetivos:
Queremos ter uma área verde saudável, que possa abrigar e manter sua biodiversidade, onde possamos frequentar para lazer, esporte, convivência e onde também está prevista a implantação do Parque Linear São Francisco, que contempla tudo isso, sendo uma demanda importante do bairro.
Para alcançarmos estes objetivos:
A contaminação constante do curso d’água, Riacho São Francisco, que deságua na Lagoa das Canas, levou ao processo de eutrofização da lagoa, agravado pelo assoreamento advindo da grande quantidade de terra despejada no riacho advindo das construções de condomínios e casas no entorno e de erosões das margens do riacho, sendo a maior e mais preocupante próxima ao muro do Ambiance 2 (como denunciar).
Desde o início, entendemos a importância da comunicação nas redes para informar e documentar os processos de degradação e as ações dos Cuidadores da APP. Publicamos semanalmente no Instagram e mantemos o site atualizado, num trabalho conjunto para produção de textos, vídeos e artes em busca de maior engajamento, buscando ampliar cada vez mais nossa rede de contatos.
Para alcançarmos estes objetivos: