Appcuidadores

Ecoponto no Jd Miriam Já!

Estamos lutando pela instalação de um ecoponto no Jardim Miriam para resolver definitivamente o problema do descarte irregular de lixo no bairro, inclusive na nossa APP. Queremos um ecoponto completo, onde a população possa descartar recicláveis, resíduos da construção civil, pneus, resíduos de poda e jardinagem.

Modelo de referência: Ecoponto de Barão Geraldo

A campanha

Iniciada em julho de 2021, a campanha “Ecoponto no Jd. Miriam Já!” luta pela instalação de um Ecoponto no bairro Jd. Miriam, em Campinas-SP. A instalação do Ecoponto beneficiará uma população de mais de 8 mil moradores, conforme o Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010, e os prestadores de serviço que realizam trabalho de jardinagem e manutenção, que hoje precisam se deslocar para o ecoponto mais próximo, localizado a 8,4 km de distância, no distrito de Barão Geraldo.

Com a ajuda de todos, nossa história até agora tem sido de importantes conquistas!

O que você pode fazer enquanto isso:

O Grupo de Trabalho Articulação Política e Comunitária do Coletivo Cuidadores da APP do Riacho São Francisco está responsável pelos próximos passos desta campanha: trabalho em conjunto com o Departamento de Limpeza Urbana, para elaboração do Projeto Arquitetônico e Executivo, mediação com a comunidade local para aceitação da construção do Ecoponto e autorização da Secretaria de Serviços Públicos para construção do Ecoponto.

Sabemos que esse processo é lento! Cessar os descartes irregulares de lixo pelo bairro e na APP continua sendo um imperativo – pela saúde da população, pela proteção da natureza e pelo bem-estar de todos! Você pode contribuir conscientizando sua família e seus vizinhos, ajudando a gente recolhendo lixo descartado em locais inadequados e participando de campanhas de educação ambiental! Vem junto com a gente!

Quer saber mais? Conheça os ecopontos de Campinas: 

https://campinassustentavel.com.br/ecopontos/

O que é um ecoponto?

Os ecopontos, diferente do que muitos acabam pensando, não são simplesmente locais para levar o lixo reciclável. Esses locais seriam, na verdade, os chamados pontos de coleta seletiva.

Os ecopontos têm um caráter muito mais abrangente, sendo locais de entrega voluntária de itens que não são mais usados por nós. Ou seja, recebem muito além dos materiais recicláveis!

Sabe aquela geladeira velha que está parada em casa? Ou aquela TV de tubo que você substituiu por uma mais moderna? E aquele pneu que está jogado na rua junto com o entulho de construção, podas de jardinagem e madeiras sem destino?

Tudo isso um ecoponto completo pode receber! O objetivo desse equipamento é, justamente, evitar o descarte irregular de entulho em praças, calçadas, vias públicas e áreas verdes – que é o caso das APPs.

Um detalhe super importante é que o ecoponto não é o destino final dos itens descartados!

Ele é, na verdade, um intermediário entre quem descarta os resíduos e o destino mais correto para eles, sendo frequentemente esvaziado pelo serviço contratado. 

Por isso, sujeira, bagunça, etc., não são parte da realidade dos ecopontos. Para garantir a ordem, os ecopontos são espaços fechados, com horário de funcionamento, e que tem sempre um funcionário responsável que organiza o local.