Se for horário comercial (segunda a sexta, 8h às 17), ligue para a Administração Regional 14 (AR-14). Telefone: (19) 3257-0788.
Se não for em horário comercial, aguarde o próximo dia útil e faça a denúncia.
Fonte: https://sindafamg.com.br/2021/12/14/voce-sabe-como-destinar-corretamente-o-corpo-de-animais-mortos/
A gestão adequada de carcaças é vital para a saúde ambiental e pública. Animais falecidos representam um risco significativo de contaminação para o solo, podendo levar à proliferação de doenças. Por isso, é fundamental que sejam manuseados com cuidado.
Para um descarte seguro, os cadáveres devem ser selados em sacos plásticos resistentes e enterrados em covas profundas.
Em casos de descoberta de um animal morto em vias públicas, a orientação é entrar em contato com a empresa municipal de coleta de resíduos. Já em situações de óbito em clínicas e hospitais veterinários, as carcaças devem ser encaminhadas para a Unidade de Tratamento e Descarte de Resíduos contratada. O Centro de Controle de Zoonoses regional só precisa ser acionado se o animal representar um interesse direto para a saúde pública.
Relatar o local onde o animal foi encontrado.
Realizar a desova de animais em terrenos impróprios é crime e enquadra-se no artigo 54 da Lei Ambiental nº 9605/98 e prevê reclusão de um a quatro anos e ainda multa. É proibido enterrar animais domésticos em qualquer área, pelo risco de contaminação.